quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Ato em Porto Alegre marcará o Dia Nacional da Visibilidade Trans

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, será marcado por um ato em Porto Alegre. Às 10h30min desta sexta-feira, ocorrerá a sétima edição do projeto “Direito à Identidade: viva seu nome!”, cujo objetivo é mobilizar um mutirão para protocolar coletivamente processos de retificação de registro civil e gênero de travestis e transexuais.

A programação se inicia na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Capital (Rua Washington Luiz, 1.110), com o detalhamento do projeto criado em 2013 como forma de chamar atenção – principalmente dos poderes Legislativo e Judiciário – para essa demanda da população trans. Na sequência, será feita uma caminhada até o Prédio II do Foro Central para que as ações sejam protocoladas.

O evento, com entrada gratuita e aberto a todas as pessoas interessadas, não exige inscrição prévia. O “Direito à Identidade: viva seu nome!” é promovido pelo G8-Generalizando – grupo de Direitos Sexuais e de Gênero do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (Saju) da UFRGS, em parceria com a Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul (Igualdade-RS), o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero da UFRGS (Nupsex), o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A importância do ato consiste – além do benefício individual às pessoas que têm o nome e o gênero alterados nos documentos – em evidenciar a luta e o combate à discriminação de uma parcela da população sistematicamente violentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário