sábado, 24 de novembro de 2012

Última chamada: Ocupe seu corpo na XVI Parada Livre, VI Marcha Lésbica e Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher




No domingo, dia 25/11 – mais precisamente: amanhã -, estaremos todxs no Parque Farroupilha (redenção) reunidxs para mais uma Parava Livre na cidade de Porto Alegre.

O tema da parada, qual seja, “Não há vida sem liberdade e sem prazer”, vem com o intuito de rebater todos os discursos que impõe barreiras e acabam por gerar violência contra a população transviante*. É o dia em que iremos às ruas demonstrar que a diversidade sexual existe, deve ser respeitada e ter seus direitos garantidos. Da união de várias vozes, esperamos conquistar mais força nessa luta que é diária, a fim de que se possa emitir um grito uníssono de igualdade e respeito.

Pensando em gozar todos os direitos já consagrados e que ainda queremos consagrar, o G8-Genenalizando também convida a todxs que quiserem ocupar seus corpos a reunirem-se e fazerem mais uma intervenção do grupo dar certo e ser inesquecível!



A ideia é pintar seu corpo com aquilo que achar conveniente, importante ou simplesmente ousado. A intervenção tem caráter de apoio à Parada Livre, reafirmando a ideia de liberdade e prazer proposta pela organização (da que, por sinal, fazemos parte!). Com isso o grupo pretende abrir margens para reflexão acerca do corpo e sexualidade, bem como defender o discurso de que ele é SEU e não da mídia, igreja, Estado ou quaisquer entidades normatizadoras. Aos interessadxs em ocupar o seu corpo com todo o amor e criatividade que o G8-Generalizando pode oferecer, compareçam na XVI Parada Livre e procurem nosso estande.

Não menos importante, lembramos que, junto com a parada, estará acontecendo a VI Marcha Lésbica de Porto Alegre. Aliás, a importância da data não para por aqui: o dia 25/11 é também o no Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher**. Nós do G8-Generalizando, enquanto grupo que surgiu com ênfase nos direitos da mulher e que hoje se ampliou de forma a abranger a diversidade sexual e de gênero, bem como desprezar todo o tipo de heteronormatividade, sentimo-nos no dever de convocar a todxs vocês não simplesmente a comparecer na Parada, mas também a refletir sobre a importância da luta contra todo e qualquer tipo de violência.

A VI Marcha Lésbica abrirá alas na XVI Parada Livre no Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Ironia do destino ou não, essa feliz coincidência servirá para fortalecer outra demanda de extrema importância na nossa luta: a invisibilidade lésbica.  Lésbicas são mulheres, igualmente belas, e sofrem uma violência que acaba sendo mais dolorosa quando não visibilizada. O descaso acaba por ser mais um agressor, pois impede que direitos sejam buscados e carências supridas.

Como podem ter notado, a data terá um significado importantíssimo para o grupo. Ainda assim, esse significado só será pleno com a participação efetiva de todxs. Por isso viemos convocá-los a darem-nos as mãos – ou o corpo inteiro – nesse domingo e fazer com que todo o preconceito, discriminação ou quaisquer geradores de violência sejam abafados pelo nosso amor.

*Transviantes é um termo que foi sugerido pelo advogado do grupo, Daniel Caye, em uma de nossas reflexões sobre formas de abranger toda a diversidade sexual em uma palavra. Sabemos da importância da sigla LGBTTTQI, pois afirma o espaço conquistado pelos grupos sociais que militaram nessa questão, mas acreditamos que a formação de uma unidade fortalece a luta, a começar pela própria expressão utilizada. Trans daria a ideia de transexualidade, transgêro e travestis; via para abranger “viados”, sejam bichas ou sapatas; e antes para lembrar o caráter transitório de tudo isso, numa tendência super queer.

**Dica de leitura sobre a data: http://mulheresemmarcha.blogspot.com.br/2011/11/dia-internacional-de-luta-contra.html (o texto é do ano passado, mas o conteúdo é extremamente válido)

Um comentário: