segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Encontro sobre Redes de Saúde e Assistência Social

No dia 10 de dezembro foi realizado, na Faculdade de Direito, um encontro entre alguns membros do SAJU, PET – Psicologia e PET – Saúde. O objetivo do encontro foi conversar e trocar experiências sobre a articulação dos grupos com as redes de atendimento em saúde e assistência social. Desta maneira, pretende-se que um maior conhecimento acerca das políticas públicas e de como acessá-las garanta um atendimento mais completo àqueles(as) que procuram o SAJU. A atividade foi avaliada de forma positiva pelos participantes que manifestarem interesse em novos encontros.

G8-Generalizando na Parada Livre!

O G8-Generalizando acompanhou as reuniões de organização da 14° Parada Livre ao lado das ONG'S do movimento e de diversas casas noturnas de Porto Alegre. Chegado o grande dia, o grupo montou banca onde divulgou seu trabalho, distribuiu cartilhas sobre Violência Doméstica e Direitos LGBT, vendeu camisetas e revistas do SAJU, e coloriu as unhas de diverso(a)s frequentadore(a)s com as cores do arco-íris LGBT. A Parada Livre ocorreu no dia 28 de novembro, na Redenção, e contou com apresentações de diversos artistas da cena LGBT, seguida da tradicional marcha.

Saiba mais sobre a história das Paradas Livres:

Uma batida policial no bar Stonewall, frequentado por gays e lésbicas em Nova York, em 1969, deu o pontapé para a primeira parada do orgulho LGBT do mundo. A prisão e o espancamento de várias pessoas levou 2.000 manifestantes às ruas da cidade no dia 28 de junho daquele ano. Desde então, o “28 de junho” se tornou o dia oficial do orgulho gay. As manifestações no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, deram início a um movimento pelos direitos civis dos cidadãos homossexuais que conseguiu vários avanços nas últimas quatro décadas. A homossexualidade deixou de ser considerada crime e doença em vários países e muitos outros passaram a permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo.

Hoje em dia, praticamente todos os países europeus e vários outros das Américas possuem suas paradas de orgulho gay.

Fonte:

http://noticias.r7.com

Veja as fotos da nossa banca!




Seminário da 14° Parada Livre!

Aconteceu no dia 23 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, o seminário “A sexualidade tem todas as cores”, que contou com o apoio do SAJU-UFRGS através do grupo G8-Generalizando, em parceria com as entidades SOMOS, Nuances, Igualdade-RS e Liga Brasileira de Lésbicas. Os painéis contaram com a participação de lideranças do movimento LGBT, profissionais da Educação, da Psicologia, da Medicina e do Direito. O evento teve a presença de cerca de 100 pessoas, e fez parte da programação da 14° Parada Livre de Porto Alegre, que esse ano conta com o apoio oficial do SAJU.

Os painés trouxeram temas como a história do movimento LGBT contada por seus próprios protagonista, adentrando a tarde com um caloroso debate sobre as problemáticas da troca de nome e sexo de transexuais e travestis no judiciário gaúcho. Para finalizar, debateu-se os movimentos identitários face às questões de gênero, abordando questões como a Teoria Queer e a quebra de paradigmas normativos.

Foi com muita alegria que o G8-Generalizando viu o tradicional Salão Nobre da Faculdade de Direito repleto de representantes de movimentos sociais, e pessoas comprometidas com o tema da diversidade sexual. Sem dúvida, a tarde colaborou para a contrução um Direito mais vivo, colorido e atento à realidade social.

Confira as fotos!


Painel da História do Movimento LGBT no RS

Platéia no início da tarde

G8-Generalizando no credenciamento

Oficina no Festival da Campanha Ponto Final!

O grupo G8-Generalizando realizou em 27 de novembro a sua 3° Oficina na comunidade do Campo da Tuca, integrando a programação do Festival de Encerramento da Campanha Ponto Final da Violência Doméstica. O grupo, que já realizou na comunidade uma oficina sobre gênero para crianças e adolescentes, e também uma oficina sobre a Lei Maria da Penha para um grupo de mulheres da associação, levou desta vez a oficina “Um dia de Cláudia”, que narrou o cotidiano de uma mulher travesti que sofre violência doméstica por parte de seu companheiro. O dia seguiu repleto de atividades na comunidade, parabéns à Campanha Ponto Final!

Confira outras fotos do Festival!


Apresentação das crianças da comunidade

Fala das organizadoras da Campanha Ponto Final


Membro(a)s do G8-Generalizando