Nos dias 23 a 26 de agosto, integrantes do grupo de Direitos da Mulher e de Gênero do SAJU-UFRGS estiveram presentes no Fazendo Gênero, em Santa Catarina. O evento que está em sua 9° edição, promovido pela UFSC, contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores, profissionais e militantes da área de gênero.
O grupo foi selecionado para participar da categoria Mostra Fotográfica com a narrativa "Mulheres em Atos, Fatos e Retratos", fruto da 2° edição da Oficina Fotográfica desenvolvida no grupo. A narrativa objetivou dar visibilidade às diversas tonalidades que a violência contra a mulher pode adquirir no cotidiano. A oficina fez parte do projeto de mestrado da psicóloga Renata Ghisleni de Oliveira, que desenvolveu sua pesquisa com base nos trabalhos do grupo sob orientação da professora Jaqueline Tittoni.
Em meio à correria do dia-a-dia, o(a)s oficineiro(a)s foram convidado(a)s a compor um mosaico que revelasse discursos normatizadores de gênero que ficam submersos nos pequenos detalhes da vida moderna.
Além da Mostra Fotográfica, a advogada Fabiane Simioni, do G8-Generalizando, apresentou em Seminário Temático o trabalho "Permanências e transformações sobre parentalidade e gênero em contexto judicial" que analisou "as relações de gênero na diversidade de organizações familiares, sob a perspectiva dos argumentos persuasivos utilizados por homens para postular a guarda compartilhada dos filhos". O trabalho levantou dados e questionamentos sobre o conceito jurídico de família, sobre a igualdade substancial entre homens e mulheres, sobre novas posturas apresentadas pelos homens no exercício da parentalidade, e se elas representam mudanças verdadeiras ou transformações cosméticas nos jogos sociais.
Após essa experiência no Fazendo Gênero, o G8-Generalizando se prepara para realizar a 3° Edição da sua Oficina Fotográfica ainda em 2010! Desta vez, a oficina integrará a pesquisa da psicóloga mestranda Lúcia Regina Ruduit Dias, integrante do grupo, que dará continuidade a essa história de narrativas fotográficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário