Por Patrícia Vilanova Becker*
Um bosque encantado com aromas florais e boas energias. Assim nos sentimos em "La Nube: tienda creativa", situada no coração de Taganga em Santa Marta, Colômbia. O tradicional povoado de pescadores e pescadoras converteu-se em uma zona turística onde hoje circulam pelas ruas diversas nacionalidades e idiomas. Há cerca de um ano e meio a artesã e designer de jóias Sandra Morena teve uma inspiração: criar um lugar onde as pessoas se sentissem em meio a uma floresta encantada.
A loja que vende roupas e artesanatos da região foi fundada com a solidariedade da amiga Bibiana Jarramillo e artistas locais. "Eu queria criar um conceito de lugar encantado, natural como um bosque, por isso se chama 'a nuvem'", afirma a artesã Sandra Morena. Ao redor da 'nuvem', encontramos jovens conversando, música e uma intensa vida cultural. "A 'nuvem' se tornou um ponto de encontro da comunidade", afirma.
A loja criativa é mais uma entre as muitas iniciativas empreendedoras levadas adiante por mulheres colombianas nas economias locais. "Busco formar um ciclo ecológico com as pessoas, vendo produtos artesanais sem impacto ambiental, também busco apoiar a produção local e a indústria colombiana", diz a artista.
Questionada sobre as dificuldades de ser uma mulher empreendedora, Sandra conta que o machismo ainda é uma realidade a ser enfrentada: "Às vezes aparece algum homem querendo falar mais forte, infelizmente ainda temos que enfrentar essas situações". Mas a designer, que após longos anos viajando pela América Latina decidiu residir em Santa Marta, onde mora há 08 anos, não perde o otimismo : "Tem muita gente fazendo coisas lindas em Taganga, hay que conocerlas". E levando para casa um frasco de essências de ervas chamado "Poder Personal" e um punhado de energias positivas, eu me despeço de Sandra com a esperança renovada e com a certeza de que há uma Colômbia criativa e feminista a ser conhecida. >>
* Integrante do G8-Generalizando: Direitos Sexuais e de Gênero e co-fundadora da iniciativa Freeda: espaços de diversidade. ** Fotos tiradas em Taganga, Santa Marta-Colômbia em 16/01/2015.