sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SAJU no Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH

Vem Gente! 


Semana que vem ocorrerá, entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Brasília, o Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH. Então, trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.
Leiam mais sobre o evento clicando aqui
Dessa vez, a caravana vai contar com mais de 30 pessoas de diversos grupos do SAJU ( Serviço de Assessoria Jurídica Universitária) da UFRGS!
Além disso, o SAJU , como parte do comitê organizador do FMDH, também realizará atividades, incluídas na programação do fórum.
Sendo uma delas, organizada pelo G8-Generalizando, a narrativa fotográfica que apresenta o projeto que promove a retificação do registro civil de travestis e transexuais e marca a entrega dos processos no Fórum Central de Porto Alegre/RS, bem como o ato do dia da visibilidade Transexual e Travesti.
O projeto “Direito à Identidade: viva seu nome” se iniciou em janeiro de 2013, quando foi feito um mutirão de retificação de registro civil de nove travestis e transexuais. Realizado pela parceria entre o G8-Generalizando, do SAJU-UFRGS, a ONG Igualdade- RS e o NUPSEX, foi um sucesso desde seu início: em menos de um mês, todas as pessoas que participaram do projeto conseguiram ter seu nome alterado no registro civil.
E a luta continua!
Em breve, deixaremos uma palinha da nossa mostra fotográfica por aqui, para podermos dividir essa história com todxs.

Abaixo a programação das atividades autogestionadas, organizadas pelo SAJU:


Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados/ UFRGS
Gairelância: Oficina de Comunicação Intercultural
11
10h-12h
401

GAJUP

Remoções e reassentamentos urbanos

12

18h-20h

417

G-10 - Grupo de Assessoria a Adolescentes selecionados pelo Sistema Penal

Adolescentes selecionados pelo Sistema Penal Juvenil. Dificuldades no exercício da Defesa e na efetivação dos Direitos Humanos no processo e na aplicação de medidas socioeducativas em Porto Alegre/RS
11
18h-20h
407

SAJU – Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (UFRGS)

Universidade Popular e Extensão Popular

11

16h-18h

  125

G8-Generalizando                           Narrativa fotográfica - Direito à Identidade: Viva seu nome 10 à 13 - Atividade Permanente