terça-feira, 17 de maio de 2011

HOJE O CARDÁPIO É DIVERSIDADE!

Nesse 17 de maio de 2011, o G8-Generalizando, mais uma vez, realiza uma intervenção na Universidade para lembrar a tod@s da importância do debate acerca das questões de gênero no ambiente acadêmico, em celebração ao Dia Internacional de Combate à homofobia. A ação visa a atingir uma ampla camada de estudantes que frequentam os Restaurantes Universitários da UFRGS.

A escolha pelo local dá-se a partir da compreensão de que a alimentação é um momento de socialização, capaz de propiciar diálogos e introduzir o tema da diversidade sexual no dia-a-dia acadêmico. Sendo ainda os Restaurantes Universitários da UFRGS locais de amplo acesso d@s estudantes, professor@s e servidor@s, constituem um espaço de acolhimento e de convivência de todos os cursos da Universidade.

A intervenção tem por objetivos contribuir para a redução das violências de gênero no ambiente acadêmico, provocar o debate sobre a formação de profissionais mais atentos/as ao respeito à diversidade sexual, bem como estimular o empoderamento do público alvo por meio da abordagem coletiva.

Cartunista Laerte: genialidade travestida

Não foi pouco o alvoroço causado quando o famoso cartunista Laerte mostrou ao mundo seu novo jeito de ser: vestir-se de mulher. O cartunista, famoso por suas tiras de humor inteligente, foi imediatamente questionado pelos amigos e pelo público em geral: teria o Laerte virado uma “bichona”? O que estaria fazendo o Laerte vestindo-se de mulher?

O cartunista, sempre genial, é categórico ao afirmar que a sexualidade (ser hétero, ser gay ou ser bissexual) nada tem a ver com o seu gênero (ser feminino ou ser masculino). Assim, Laerte afirma que não tornou-se gay, mas passou a viver seu lado feminino - coisas que são muito diferentes e independentes.

Essa polêmica questão a respeito da sexualidade daquele(a)s que ultrapassam as normas sociais está sendo debatida na própria obra do cartunista por meio do personagem Hugo que, um belo dia, decide dar voz também ao seu lado feminino, passando a ser também a travesti Muriel. O personagem vive o conflito de “sair ou não do armário”, mostrando como o simples ato de vestir um vestido, quando feito por um homem, pode gerar reações de violência e homofobia.

Mas afinal, o que são coisas de homem e coisas de mulher? Será que as mulheres são as únicas que podem vivem a feminilidade? Será que um homem não pode vestir-se de mulher e ser heterossexual? E será que uma mulher também não pode ser masculina, independente de qual seja sua sexualidade? O importante mesmo é que as pessoas possam viver o seu gênero e a sua sexualidade de forma livre, sem sofrer violências de qualquer espécie.

Se você for vítima de violência homofóbica, violência doméstica ou qualquer tipo de discriminação (seja agressão verbal ou física) procure imediatamente uma Delegacia de Polícia e busque seus direitos. Além disso, denúncias podem ser feitas ao Ministério Público Estadual. Procure também a ajuda de advogado(a)s, ONG's, Centros de Referência e assessorias universitárias, como o grupo G8-Generalizando do SAJU, que trabalha na defesa dos Direitos das Mulheres e da população LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Fonte: Edição 01/2010 do Jornal do SAJU (p. 8). Artigo de autoria do grupo G8-Generalizando. O Jornal do SAJU tem distribuição gratuita nas comunidades de abrangência do programa, tendo por objetivo a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania em linguagem acessível e não-acadêmica. Baixe aqui a edição completa.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Relatório G8-Generalizando 2010

O ano de 2010 foi, sem dúvida, repleto de alegrias para o G8-Generalizando. Muitas parcerias, muitas atividades, muitos atendimentos, muitas conquistas e muita discussão de gênero rolou por aqui. Para prestar contas à sociedade destas e de outras atividades, o grupo elaborou um Relatório do ano de 2010, que visa a levar ao conhecimento público um pouco sobre esse modo de trabalhar geoitano.

Confira nosso relatório completo: Relatório 2010

domingo, 8 de maio de 2011

Resultado da Seleção 2011/1

É com grande alegria que o G8-Generalizando vem tornar público o resultado da sua Seleção de Advogad@s e Discentes de 2011/1. Sejam muito bem vind@s @s nov@s geoitan@s!

Gabriela de Oliveira Pinto
Matheus Teixeira da Silva
Victoria Muccillo Baisch

Daniel Michel Sobottka
Helena Pillar Kessler
Luiza Carniel Teixeira


Carolina Nunes dos Santos
Estudante Ciências Sociais UFRGS

Daniel Michel Sobotka
Estudante Direito UFRGS

Diego Drescher de Castro
Estudante Psicologia UFRGS

Fabiane Simioni
Advogada doutoranda pela UFRGS

Gabriela de Oliveira Pinto
Advogada formada pela PUCRS

Gabriela Souza Antunes
Estudante Direito UFRGS

Helena Pilar Kessler
Estudante Psicologia UFRGS

Jaqueline Tittoni
Professora Orientadora – Psicologia UFRGS

Laura Damo da Cruz
Estudante Direito UFRGS

Leidiane Pias Dias
Estudante Direito IPA

Lucas Goulart
Psicólogo mestrando UFRGS

Luiza Carniel Teixeira
Estudante Direito UFRGS

Matheus Teixeira da Silva
Advogado formado pela PUCRS

Paula Molina Leal
Estudante Direito UFRGS

Patrícia Vilanova Becker
Estudante Direito UFRGS

Victoria Muccillo Baisch
Advogada formada pela PUCRS